Vc está no LDF.blog, acesse também o LDF.com (Site)
www.ligadosfanfarroes.com

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Saudades: 11 anos sem o Cofaban de Itaquá

Por: Bruno Prado

Nesse ano de 2010 faz onze anos que ocorreu o ultimo concurso de Fanfarras e Bandas da cidade de Itaquaquecetuba, esse que foi definitivamente um dos maiores Cofabans de todos os tempos, teve sua 12ª e ultima edição realizada em 15 e 16 de julho de 1999, durante esses doze anos o concurso sempre tinha em suas edições grandes corporações do estado de São Paulo, obteve também até um CD gravado com as campeãs de cada categoria no concurso daquele ano.

Como falar do clássico concurso de bandas e fanfarras de Itaquá, sem falar da Banda Marcial da cidade, a Banda de Itaquá foi e é considerada por muitos até hoje como a melhor Banda Marcial Sênior de todos os tempos, conquistando todos os títulos possíveis e imagináveis da categoria, desde os anos 80 até o final da década de 90, quando já não estava mais em seu auge, a frente dela em sua época de ouro estava o lendário Maestro e Arranjador Gabriel Ferreira dos Santos, com seu repertório técnico e arranjos que eternizaram os clássicos para bandas marciais de todo o Brasil, como 1812 Overture, Abertura Festiva, Overture to William Tell, O Guarany, Salvador Rosa, Zampa Overture, Expressions in Music, Festa Espanõla, Jesus Christ Super Star, Aviação Embarcada, Canção da Infantaria e muitas outras.

Faz 11 anos que não existe mais o Cofaban de Itaquá, assim também como já não existem mais outros grandes campeonatos como o renomado Cofaban da cidade de Caieiras-SP, onde a Banda de Itaquá foi Hepta-campeã Geral - 1986/87/88/89/90/92/95.

Para quem admirava e chegou a conhecer a Banda Municipal de Itaquaquecetuba ou participar e até ganhar esse grandioso concurso que foi o de Itaquá, fica a saudade de velhos e bons tempos de ouro das disputas de Bandas e Fanfarras brasileiras, tempos que talvez não volte mais... Faz onze anos que deixam muita saudade.


XII COFABAN de Itaquaquecetuba-SP 1999(o último)
AS CAMPEÃS:

Fanfarra Simples Juvenil:
FAMUG - Fanfarra Municipal de Guararapes-SP

Fanfarra Simples Sênior:
FACMOL - Fanfarra Celda Melo Oliveira - Pereira Barreto-SP

Fanfarra c/ pisto Juvenil:
Fanfarra da Escola Pinheiro - São Paulo-SP

Fanfarra c/ Pisto Sênior:
Fanfarra do Colégio Irmã Dina de Sion – São Paulo-SP

Banda Marcial Juvenil:
Banda Marcial Municipal de Serrana-SP

Banda marcial Sênior:
Banda Marcial Noé Azevedo – São Paulo-SP


comente sobre essa matéria:

6 comentários:

Unknown 30 de junho de 2010 às 00:13  

ERA SHOWWWWWWWWW

Gilberto bf brasil

Luiz 9 de setembro de 2010 às 13:34  

Legal mesmo, vc sabe onde posso conseguir este CD.
Já o ouvi muito em fita, porém não tenho mais.

Unknown 29 de dezembro de 2010 às 15:59  

Sou ex-integrante da banda de Itaquá, participei nos anos 93,94 e 95,com muito orgulho, aprendi muito! e gostaria de saber como estar o mestre Gabriel Ferreira dos Santos, na época mim chamavam de "PEPITO" era trompista, e sinto saudades da quele tempo.

wyll 8 de março de 2011 às 22:55  

Obrigado a Fsantato que fez o favor de colocar um desses acontecimentos no youtube: A apresentação da FACMOL tocando Record, Twist and shout, where the river flows, pot pourri do filme The Lion King(gravação do CD acima) e saída com Espanha. Magnífico! Eu estava aí na ponta mandando ver no cornetão mib (com partes especialmente escritas pelo meu brother Mt. Wellington... E, claro, contando com toda a galera que tocou e que assistiu àquele evento maravilhoso... Enorme abraço a todos deste louco mundo paralelo de bandas e fanfarras... Parabéns pelo site.

♫ Twitter do LDF.blog

♫ Você ja tem o seu?

♫ Você ja tem o seu?

  ©Template by Dicas Blogger.