Vc está no LDF.blog, acesse também o LDF.com (Site)
www.ligadosfanfarroes.com

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

XVIII Campeonato Nacional de Fanfarras 2010
Resultado

Após três anos de ausência, ocorreram neste ultimo final de semana o X Campeonato Sul-Brasileiro, o XIV Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras do RS e o XVIII Campeonato Nacional de Fanfarras da CNBF, esse ultimo que não era realizado desde 2008.

Apesar do calor de 32º, os adoradores das Bandas e Fanfarras não se intimidaram e foram no último sábado (27) e domingo (28), até a Avenida Flores da Cunha, acompanhar o X Campeonato Sul Brasileiro de Bandas e Fanfarras, o XVIII Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras e o XIV Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras.

No sábado pela manhã se apresentaram as Bandas de Percurssão Marcial nas categorias, infantil, infanto-juvenil, juvenil e sênior. À tarde foi à vez das de percurssão melódica, nas mesmas categorias. À noite, foi reservada para as Bandas Marciais Juvenis e as musicais, que foram dividas em Juvenil e Sênior, além das de Concerto Infanto-Juvenil e Sênior.

Na manhã de domingo (28) apresentaram-se as Bandas Marciais Sênior, que concorreram no Estadual, entre elas estava a Banda Marcial dos Ex-Alunos do Colégio La-Salle, que encerrou o campeonato e empolgou o público presente. À tarde ocorreu a Final Nacional de Fanfarras, com a apresentação da Fanfarra Simples Marcial, categoria Infanto-Juvenil, Fanfarra Simples Tradicional Juvenil, Fanfarra Simples Marcial Sênior, Fanfarra c/ Pisto Infanto-Juvenil, Fanfarra c/ Pisto Juvenil e Fanfarra c/ Pisto ênior.

Aproximadamente 50 grupos de Estados como Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, participaram do evento, que não se realizava em Carazinho há três anos. No total, três mil pessoas se apresentaram no final de semana. Luan Andrei Boff viajou com sua Banda Marcial de Sidrolândia (MS).

"Andamos mais de 1250 km de ônibus, desde a madrugada de quinta, porque acreditamos que temos qualidade de som. Viemos competir com garra e mostrar nossa força em Carazinho", apostou. A Banda Musical de Sidrolândia conta com 50 pessoas entre 12 e 30 anos. Os suis matogrossenses se apresentaram na noite de sábado.

O primeiro festival foi realizado em 1999 e o último em 2006. O evento que foi gratuito contou com uma estrutura de arquibancadas para mil pessoas, teve o apoio da Prefeitura, Eletrocar e Banda dos Ex-alunos do La Salle, que concorreram como banda marcial sênior, ficando em segundo lugar no quesito Mor no XIV Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras.

Os 14 jurados dos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná acompanharam as apresentações do Altar da Pátria. Os vencedores foram premiados com troféus. O encerramento ocorreu no inicio da noite de domingo, com a final do XVIII Campeonato Nacional de Fanfarras. Também foi disputado no final de semana o X Campeonato Sul Brasileiro de Bandas e Fanfarras.

Tradição na Realização de Festivais de Bandas e Fanfarras

A presidente da Associação Gaúcha de Bandas, Gisele Meyer, afirmou que Carazinho tem tradição em realizar da melhor forma possível, os eventos a nível nacional. As pessoas do resto do país seguem os padrões de organização da cidade. "Ficamos em um período sem executar o campeonato em Carazinho por diversos fatores, e a volta teria que ser em grande estilo. Então decidimos e conseguimos com o apoio do Prefeito e do Hermenegildo Link, trazer três campeonatos para a cidade. A competição seguiu o regulamento nacional que é ditado pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras", relatou. As categorias foram divididas por idade, tem infantil, infanto-juvenil, juvenil e sênior. Seguindo as regras de idade das escolas até 8,15, 16, 18 anos, então são as regras adotadas pelo Ministério da Educação. Depois há as técnicas, de percussão, regência e instrumento de sopro. Na comissão de frente, são avaliados Mor (que é o comando da banda) e as técnicas de dança para a baliza, que realiza um trabalho solo. "A receptividade de Carazinho é algo impressionante. A Associação Gaúcha de Bandas passa o ano todo recebendo telefonemas, e-mails, pressionando a AGB, pedindo realizem um evento em Carazinho. E o apoio da cidade, nesses três meses preparando tudo, na perfeita ordem, a receptividade foi maravilhosa. Como organizadora, acredito que estava perfeito", avaliou Gisele.

O presidente da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras, Maestro Ronaldo Faleiros, ficou impressionado com a qualidade das fanfarras apresentadas em Carazinho. "O nível é muito bom, porque para chegar ao nacional o principal critério é que todas passam pelo seu Campeonato Estadual", falou.

O organizador do evento, Hermenegildo Link, comentou estar com a sensação de dever cumprido. "Com certeza, cumprimos com o nosso dever de realizar um grande campeonato de bandas, três em um, agora esse ano. Estiveram em Carazinho, as melhores bandas do sul do Brasil e do Rio Grande do Sul, que fizeram um espetáculo maravilhoso em nossa cidade, com toda a organização prevista, funcionando de acordo com o planejado e o tempo colaborou. O importante é que mais uma vez as bandas puderam mostrar seu potencial, capacidade e beleza", observou.

Texto: Angélica Barcelos

Resultado
Campeonato Nacional 2010
Final de Fanfarras Simples e Fanfarras c/ Pisto
Carazinho-RS

Obs: Pelo fato do Campeonato Nacional de Fanfarras da CNBF não ter rolado em 2009, o título de 2010 é retroativo, isto é, vale pelos dois anos, 2009/2010.

Corpo Musical

Fanfarra Simples Marcial Infanto-Juvenil
1°Lugar - (546,50) Corporação Luiz Ribeiro Muniz - Taubaté-SP

Fanfarra Simples Tradicional Juvenil
1°Lugar - (444,00) Fanfarra Asas da Esperança - Itapema-SC

Fanfarra Simples Marcial Sênior
1°Lugar - (607,50) FAMUTA - Fanfarra Municipal de Taubaté - Taubaté-SP

Fanfarra c/ Pisto Infanto-Juvenil
1°Lugar - (547,50) FANCEAN - Fanfarra Celso Antonio - Cajati-SP
2°Lugar - (538,50) FILM - Fanfarra Prof. Isabel Lopes Monteiro - Sorocaba-SP
3°Lugar - (486,50) Fanfarra Manoel Mano - Rio Grande-RS

Fanfarra c/ Pisto Juvenil
1°Lugar - (544,00) FAMUTREB - Fanfarra Municipal de Três Barras-SC

Fanfarra c/ Pisto Sênior
1°Lugar - (607,50) Fanfarra Faber - União da Vitória–PR
2°Lugar - (581,50) Fanfarra Marechal Mascarenhas de Moraes - Rio Grande-RS

♫-----♫

Corpo Coreográfico

Fanfarra Simples Marcial Infanto-Juvenil
1°Lugar - (70,00) Corporação Luiz Ribeiro Muniz - Taubaté-SP

Fanfarra Simples Marcial Sênior
1°Lugar - (85,00) FAMUTA - Fanfarra Municipal de Taubaté - Taubaté-SP

Fanfarra c/ Pisto Infanto-Juvenil
1°Lugar - (79,50) FANCEAN - Fanfarra Celso Antonio - Cajati-SP

Fanfarra c/ Pisto Juvenil
1°Lugar - (83,50) FAMUTREB - Fanfarra Municipal de Três Barras-SC

Fanfarra c/ Pisto Sênior
1°Lugar - (83,50) Fanfarra Faber - União da Vitória–PR


LDF.blog
"Nacional de Fanfarras 2010: Ganhe 1 e leve 2, sorte de quem foi!"

2 comentários:

Unknown 5 de dezembro de 2010 às 13:16  

Essa Fanfarra Faber do Paraná pela pontuação igual a Famuta deve ser boa?

Anônimo,  6 de dezembro de 2010 às 13:07  

Fanfarra Simples Marcial Sênior
1°Lugar - (607,033) FAMUTA - Fanfarra Municipal de Taubaté - Taubaté-SP

Fanfarra c/ Pisto Sênior
1°Lugar - (607,607) Fanfarra Faber - União da Vitória–PR

e a Fanfarra c/ Pisto Juvenil
1°Lugar - (544,00) FAMUTREB - Fanfarra Municipal de Três Barras-SC

tinha ficado com 79,9% dos pontos... não 80% como saiu na planilha

eu estava em Carazinho e ouvi
essa pontuação... houve um arredondamento??

♫ Twitter do LDF.blog

♫ Você ja tem o seu?

♫ Você ja tem o seu?

  ©Template by Dicas Blogger.