A secretaria municipal de Educação, Joilza Rangel, e o maestro, chefe das bandas da secretaria e organizador do campeonato, Fábio Mattos, participaram do Folha no Ar desta sexta-feita. Segundo Fábio, cada banda terá 20 minutos para se apresentar. Ele ressaltou que serão avaliadas duas peças musicais e a comissão julgadora avaliará dois quesitos: apresentação e música. Segundo Mattos, as apresentações serão exibidas por categorias; a infanto-juvenil que são músicos com idades até 21 anos e a sênior a partir desta faixa etária.
O município de Campos possui 38 bandas. Segundo Joilza Rangel, a prefeitura está investindo (fase de licitação) na compra de instrumentos para formar mais seis novos grupos. A partir do segundo semestre deste ano serão formadas as seguintes bandas municipais; Professor Mário Barroso em Ururaí, Darcy Ribeiro em Três Vendas, Paulo Freire em Dores de Macabú, Professora Carmem Carneiro no Parque Eldorado, Helena Machado de Oliveira em Santa Cruz, Instituto São José no bairro da Lapa. Ela acrescentou que as novas bandas atenderão alunos destas unidades e comunidades do local onde elas estão inseridas.
— Estimular os alunos a tocarem instrumentos musicais traz inúmeros benefícios, entre eles, a ocupação do tempo ocioso e preparo para seguirem carreira de músicos. Muitos alunos da rede começaram a tocar nas bandas das escolas e hoje são alunos do Centro de Cultura Musical de Campos. A participação deles no campeonato também é fundamental porque possibilitará o aumenta da aprendizagem com a troca de conhecimento com músicos de outras cidades. Esse evento será muito importante para Campos porque além de valorizar a cultura local fortalecerá o elo do município com outras cidades — finalizou Fábio.
Fonte: Folha da Manhã/Rodrigo Gonçalves Mota
0 comentários:
Postar um comentário