Vc está no LDF.blog, acesse também o LDF.com (Site)
www.ligadosfanfarroes.com

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CARTA ABERTA: (na íntegra e sem edição)

Ao grande amigo, mestre a respeitável avaliador e incentivador de Fanfarras e Bandas

Cel. José Guersi

Em resposta à sua carta aberta, e após nosso contato telefônico, faço minhas as palavras e colocações do Mto. Fernando Rabelo, hoje, presidente da OCIFABAN – Associação Paulista de Fanfarras e Bandas.
Como é de vosso conhecimento e da maioria dos nossos amigos, sou um dos idealizadores e fundadores da OCIFABAN, e fui, oficialmente o primeiro Presidente desta entidade, posso apenas acrescentar alguns pontos à estas colocações.

Em 2004 a OCIFABAN surgiu através de uma idéia em comum com os amigos Adriano Márcio, Mto. Marcelo Menegatti, Mto. Eymard Gonçalves (in memória), Luciano Rodrigues, Mário Damaceno, Wilson Amoroso, James Pacheco, Simone Lima e Odair Nascimento, todos incentivadores e participantes de Bandas e Fanfarras, do interior do estado, mais precisamente na Região Administrativa de Campinas. Estivemos com estes amigos, até a formatação da primeira diretoria oficial, em 2006, quando de nossa fundação de fato, já com diversos de outros idealizadores, maestros e incentivadores, como o Mto. Fernando Rabelo, Mto. Samuel Avelino e Mto. Givaldo Silva (desculpem aos amigos que esqueci de citar).

Quanto à primeira questão por ti levantada, cito:

“...Também vejo novas propostas de trabalhos técnicos musicais, que mesmo que não seja a realidade nacional, merecem respeito. E porque não estão integradas ao movimento nacional? Porque estão alheias e sem acesso ao seu órgão máximo institucional?”

- Nós, da OCIFABAN, sempre respeitamos todo o tipo de trabalho, e temos as portas abertas para todos, mesmo não existindo ainda em trâmite nacional, que requer uma aprovação de Assembléia da CNBF, onde tudo é votado democraticamente, todos os aspectos desde regulamento e categorias e, mesmo não sendo a vontade particular da OCIFABAN em alguns casos, respeitamos, porque se trata de democracia, onde é feita a vontade da maioria representante em votação, e não desta ou daquela entidade somente.
Porém, temos a possibilidade, como fazemos, onde já tivemos em nível estadual a Categoria de Transição e também Banda de Tambor, além de estudos para viabilizar outros estilos em categorias, que mesmo ainda não representadas nacionalmente, terão o respaldo Estadual da OCIFABAN para mostrarem seu trabalho. E, a partir destes resultados, é que serão apresentados à CNBF como forma de integrar estas categorias.

Hoje, temos no estado de São Paulo muitas associações de bandas e fanfarras, dentre as quais destaco algumas, que são:

OCIFABAN – Associação Paulista de Fanfarras e Bandas;
FFABESP – Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo;
ABFRRP – Associação de Bandas e Fanfarras da Região de Ribeirão Preto;
AGUAFABAN – Associação Guaçuana de Fanfarras e Bandas
AFABAN – Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista.

Há tempos a FFABESP foi a entidade que representou as corporações do estado de São Paulo, porém, em 2005, a mesma pediu sua desfiliação do quadro de representantes estaduais perante a CNBF – Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras, entidade hoje máxima do país e reconhecida pelo Ministério da Cultura como tal. Nesta época, o estado de São Paulo, outrora sendo um dos mais fortes e representativos no país, correu o risco de ter as corporações musicais fora do “Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras da CNBF”, que como alternativa no ano que se passou, criou o Aberto do Sudeste, visando a participação destas tão aclamadas Corporações Musicais também do estado de São Paulo, já que estavam desamparadas e sem representação nacional.

O crescimento da OCIFABAN foi de fato tanto, neste período que, em 2007, foi aprovada no Congresso Técnico da CNBF em Barra Mansa (assembléia Geral, conforme estatuto e documentação apresentada ao próprio senhor mesmo, Cel, José Guersi, presidente do Conselho de Ética e Disciplina da CNBF e também consultor da entidade) como a representante oficial do Estado de São Paulo.

Desde então, a OCIFABAN tem honrado o seu compromisso de congregar todas as corporações musicais do Estado de São Paulo, e também parcerias com todas as entidades representativas de nosso estado, fato comprovado na parceria com a AGUAFABAN, e contatos com diretorias de outras instituições.Também, em 2007 e 2008 a OCIFABAN tentou, sem sucesso, um acordo de parceria com outras instituições representativas.

Como supra citado, a OCIFABAN nunca deixou de receber nenhuma corporação e tampouco impede qualquer Corporação Musical de participar de seus eventos, independente se filiado ou não à outra instituição.
Finalizando, ressalto que a OCIFABAN, hoje órgão máximo do estado mantém as suas portas abertas para receber todos os interessados nesta parceria pelo bem de nossas bandas e fanfarras, seja Corporações Musicais ou instituição, entendendo que somos, hoje, a porta de entrada à CNBF.

Eu, particularmente sonho, Coronel, em poder trabalhar com todas estas instituições. Imagino como seria fantástico todos estes mestres e conhecedores do meio juntos, sem vaidade pessoal, pensando no bem coletivo, e não próprio! Nosso estado é deveras grandioso em extensão territorial e culturalmente, tendo espaço para todas as atuações, bastando apenas que haja um consenso, tanto disciplinar, como regimentar e regulamenta, entendendo a OCIFABAN hoje, como aprovada pela maioria nacional como representante do Estado de São Paulo, de acordo com estatuto da CNBF (artigo 8º) onde somente uma entidade representativa é reconhecida por estado), mas nos propomos a ser esta porta de entrada para todos! Haveria a necessidade de regulamentação única, hoje sendo base o de nosso órgão máximo, a CNBF, independente se um ou outro não concorda com alguns pontos, mas é o aprovado pela maioria.

Democracia é isso: respeitar e louvar tudo o que é aprovado pela maioria, mesmo que não seja uma vontade unitária.

Amigo Coronel: sabes que pode contar comigo e com a OCIFABAN para o que der e vier nesta batalha. Também rogo por nosso crescimento, e acima de tudo, respeito mútuo. Tenho muito respeito e apreço por sua história, e, portanto, coloco-me a inteira disposição, em qualquer data e horário que pudermos nos reunir para esta união.

Grande abraço, deste que é seu grande admirador e que lhe respeita muito.


Prof. Mestrando Cavino Rocha Tanese
Fundador e Idealizador da OCIFABAN
1º Secretário da OCIFABAN

comente sobre isso:

0 comentários:

♫ Twitter do LDF.blog

♫ Você ja tem o seu?

♫ Você ja tem o seu?

  ©Template by Dicas Blogger.