A LDF apoia a imparcialidade e a democracia, e por isso...
RESPOSTA DO PRESIDENTE DA OCIFABAN À CARTA ABERTA DO CEL. JOSÉ GUERSI
Caríssimo Coronel José Guersi: Não há no Brasil pessoa mais indicada do que o senhor para portar esta bandeira que instiga o diálogo entre as pessoas que lutam pelo meio das Bandas e Fanfarras no Estado de São Paulo. Sinto que as diversas línguas desta Torre de Babel paulistana podem exercitar o esperanto e discutirem o bem comum.
A Associação Paulista de Fanfarras e Bandas, também conhecida como OCIFABAN, é uma entidade que nasceu apoiando e incentivando as pequenas corporações do nosso Estado, principalmente do interior; foi tomando corpo ao longo dos anos de atividades e teve o apoio expressivo tanto de grandes corporações como também de diversas pessoas e empresas que se propuseram a ajudá-la. No ano de 2007, em Congresso Técnico realizado na cidade de Barra Mansa, foi aceita como representante do Estado de São Paulo junto à Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras - CNBF – órgão máximo institucional.
A OCIFABAN está e sempre esteve aberta a receber como filiada toda e qualquer corporação independente de categoria técnica, faixa etária, regente, dirigente ou região geográfica de nosso Estado, sempre primou pela seriedade em seus eventos e está totalmente aberta ao diálogo com as pessoas envolvidas no meio de Bandas e Fanfarras de São Paulo e do Brasil.
A OCIFABAN representa o Estado de São Paulo junto à CNBF, entidade esta que congrega Federações e Associações dos Estados a ela filiados tendo apenas um representante por Estado (de acordo com estatuto da CNBF). Desta forma é a OCIFABAN que tem de assimilar os diversos idiomas praticados em nosso Estado e levá-los traduzidos para a CNBF.
É fato, prezado coronel, que um Estado grandioso como o nosso possui também um número grandioso de Bandas e Fanfarras e de variados estilos e categorias técnicas. Além das tradicionais categorias técnicas que o Campeonato Nacional promovido pela CNBF pontua São Paulo está na vanguarda de outras categorias e estilos como a catagoria de “Drum Corps” e o estilo “Marching Band” de apresentação. Como educadores que somos o nosso objetivo maior é “Educar através da Música” para que nossos alunos se tornem cidadãos respeitados e respeitadores. E se nossas ferramentas de trabalho, bem como nossos conhecimentos específicos nos capacita a trabalhar com este ou aquele instrumental, este ou aquele estilo de apresentação, o que importa é a inclusão de crianças e jovens em nosso trabalho. Acreditando que a competição sadia é o melhor meio de aprimoramento do ser humano temos de dar condições para que todos compitam em todas as categorias e estilos existentes do nosso meio desde que estas categorias possuam competidores, obviamente normatizando e regulamentando as competições.
O Estado de São Paulo é vanguardista em inúmeros aspectos desde tecnológicos a artísticos culturais e as inovações muitas vezes causam impactos: Negativos para uns e positivos para outros. Todos teremos de nos adaptar a possíveis mudanças desde mudanças de nível caseiro a mudanças de nível nacional, e os dirigentes dos diversos níveis deverão cumprir seus papéis de delegados indicados pelo nosso meio. Tenha certeza que nem todas as decisões de nossos dirigentes agradarão a todos, porém, precisarão ser feitas.
Finalizando, amável mestre, tenho a dizer que a OCIFABAN empunha junto do senhor esta bandeira instigadora do bom senso certo de que este bom senso estará presente em todos quando nos reunirmos.
Um grande e fraternal abraço.
Fernando Rabelo Presidente da OCIFABAN
Regente da Banda Marcial Municipal de Sorocaba
Regente da Banda Marcial Municipal de Sorocaba
↓ comente sobre isso:
0 comentários:
Postar um comentário