Vc está no LDF.blog, acesse também o LDF.com (Site)
www.ligadosfanfarroes.com

terça-feira, 12 de abril de 2011

Músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira fazem protesto no palco
Integrantes da OSB Jovem, no Rio, leram manifesto e saíram do palco em simpatia a colegas demitidos

A polêmica envolvendo a direção da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) teve um novo capítulo nesse último final de semana no Rio de Janeiro, no Theatro Municipal. Pouco antes de um concerto em homenagem ao pintor Candido Portinari, os músicos da OSB Jovem abandonaram o palco em protesto ao maestro Roberto Minczuk e às demissões dos integrantes da orquestra principal. O programa iria inaugurar a temporada deste ano.



Todo o corpo da OSB Jovem já estava no palco posicionado perante o público quando Minczuk entrou em cena e foi recebido por vaias. Um representante do grupo leu um manifesto afirmando que a OSB Jovem se recusava a substituir a orquestra principal. "Para haver música, devem haver músicos. Para haver músicos, deve haver respeito", dizia um trecho. Do lado de fora, músicos demitidos da OSB e simpatizantes faziam um protesto nas escadarias. O público deixou a sala e o concerto previsto para este domingo foi cancelado.

No início do ano, o diretor artístico e regente titular da OSB, Roberto Minczuk, decidiu submeter os 82 integrantes da orquestra a testes de avaliação de desempenho. Metade deles não acatou a decisão e não compareceu às avaliações. Há cerca de duas semanas, começaram a receber comunicados de demissão por justa causa.

Grandes nomes da música erudita mundial, como os pianistas Nelson Freite e Cristina Ortiz, cancelaram os concertos que fariam junto com a OSB por conta das demissões.

Em comunicado oficial, a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira considera encerradas as negociações com os 41 músicos da instituição que se recusaram a participar das avaliações internas de desempenho. De acordo com o texto, a posição foi tomada diante da decisão dos músicos, informada por meio do sindicato, de não aceitarem a proposta da fundação de reabrir o Programa de Demissão Voluntária (PDV) oferecido a eles.

Fonte: Portal IG

Veja o Vídeo com o protesto da OSB Jovem:



Obs. do LDF.blog: "Todo esse caso é lamentável, sem mais!"


LDF.blog
“Vixi, e se isso virar moda? rsrs"


comente sobre essa matéria:

1 comentários:

Unknown 18 de abril de 2011 às 12:57  

Adiantou alguma coisa ? Não !

Os músicos antigos por conta de melindre, não fizeram os testes que deveriam fazer e foram demitidos. O que a Orquestra Jovem tem a ver com isso ? Nada !

DEIXARAM O PÚBLICO NA MÃO !

Ridículo !!!

♫ Twitter do LDF.blog

♫ Você ja tem o seu?

♫ Você ja tem o seu?

  ©Template by Dicas Blogger.