Vc está no LDF.blog, acesse também o LDF.com (Site)
www.ligadosfanfarroes.com

terça-feira, 21 de junho de 2011

IV Concurso de Ferraz
Surpresas, Estréias e muito Carvão!

Com certeza foi o Concurso mais emocionante do ano até agora, como dissemos aqui no LDF.blog, vai dar muito o que falar durante o ano, afinal ainda não sabemos quando será o próximo Pégapacapá das Bandas Marciais Sênior, depois que o Concurso de Arujá que estava marcado para o próximo final de semana foi adiado para Setembro, assim como o mais aguardado ainda COFABAN de Tremembé que infelizmente foi cancelado.

Bem, o que o concurso de Morato apresentou em qualidade técnica na categoria Fanfarra Simples e c/ Pisto tivemos em Ferraz com as Bandas. Algumas Corporações que ainda não tinham estreado na avenida esse ano apareceram no IV Concurso de Ferraz e surpreenderam muita gente.

Começando pelo Sábadão, na Categoria Infanto-Juvenil vimos à galerinha da Banda Municipal de Bragança Paulista receber o troféu de Campeã, seguido da Banda Municipal de Arujá, que normalmente não se vê muito em Concursos, mas que nessa aparição se saiu muito bem na foto ficando a 3 pontos da Campeã, em seguida apresentando também um belo trabalho ficou a garotada da BAMOM de Campos do Jordão.

Na Categoria Banda Marcial Juvenil, tivemos a maior disputa do evento, com 8 Corporações competindo, e uma sonoridade surpreendente que não fica muito atrás dos marmanjos da Categoria Sênior, dentre a apresentação das 8 Bandas podemos destacar as clássicas peças executadas pela BAMUSI-Santa Isabel-SP, e o desempenho da Corp. Mus. São Vicente e da Banda Visconde de Cairú, mas quem saiu na foto no resultado final foi a Banda SENAI de Sorocaba, em 3° Lugar, que ficou logo atrás da Vice-Campeã a Corporação Musical Yolanda Ascencio de São Caetano do Sul, que vem empenhando um ótimo trabalho mesmo não tendo todos os recursos que a grande Campeã da Categoria tem.

E falando nela, como era de se esperar, o caneco de Campeã ficou com méritos para os meninos da grande Corporação Musical Lyra de Mauá, que deram um show a parte na execução da peça HavenDance de David Holsinger, música essa já executada pela antiga e inesquecível Banda Sênior a muitos anos atrás, o que comprova a qualidade que a nova geração vem desempenhando sob a regência do Maestro Felipe Sangali.

Mas aí veio a pergunta, se no Sábado o evento já tinha sido de alto nível, o que poderíamos esperar então do grande Pégapacapá que rolaria no outro dia na categoria Sênior? Ser surpreendido novamente! claro!

E o Domingão ensolarado que tivemos no segundo dia de Campeonato na Cidade de Ferraz começou assim, com a Fanfarra Padre Chico, a FAPACH, que disputou na Juvenil em Morato dando as caras na Categoria Sênior em Ferraz, e levando com merecimento o Titulo de Campeã da Categoria para cidade de Lagoinha.

Na Pisto Sênior não tivemos a presença do Salotti, e nem surpresas, e vimos então mais uma vez a FAMUTRE de Tremembé levando o título, e tendo a Fanfarra do Colégio Albert Einstein como Vice Campeã da categoria.

E enfim a categoria Banda Marcial Sênior, a mais esperada e comentada das ultimas semanas, a princípio podemos afirmar que nessa categoria o alto nível musical foi predominante em todas as Bandas, todas! Começando com a Banda Mun. de Salto de Pirapora que independente da colocação pode ser considerada como uma futura promessa da categoria Banda Marcial Sênior, há pouco tempo atrás a BANMASP estava ganhando vários títulos nos concursos que participava na categoria Juvenil, e agora sem correr das grandes fez a sua brilhante estréia na Sênior, a Banda Marcial do Instituto Cultural Santa Isabel também fez sua contribuição para as grandes disputas, podendo afirmar que o ICSI melhora a cada Concurso, como outra Banda da antiga que já tem o nome conhecido na Sênior, a Banda do JDSP estreou no concurso em São Sebastião e nessa segunda aparição mostrou que aprendeu com os próprios erros e não o cometeu o mesmo deslize, e dessa vez quase saiu na foto, isso só não aconteceu por que tinha uma briga de cachorro grande rolando nas 3 primeiras colocações.

Em terceiro Lugar com uma apresentação visualmente impecável ficou a Banda Municipal de Atibaia, destaque para a saída da FAMA que levantou a galera ao som de “Brooklin” da Brass Band Young Blood, já a Vice-Campeã podemos dizer que com certeza fez uma estréia em grande estilo, foi a Banda Marcial do Colégio Progresso, que mesmo agora com Marquinhos à frente, continua sendo uma banda ícone em inovações, afinal de contas quem teria a grande idéia de entrar com a “Marcha Imperial” tema do Darth Vader da Saga Star Wars? Brilhante idéia para uma reestréia como Marcial depois de tantos anos como Drum Corps, e isso sem comentar o perfeccionismo do naipe de trompete que a Banda apresentou, e a saída..aah!..a saída do Progresso...podemos dizer que foi no mínimo.. “Sensual” , serio gente, o que foi aquilo? Os marmanjos foram ao delírio e curtiram muito hein!,rsrs bom, mas mesmo assim a noite era de outra Banda.

O IACES entrou levantando a avenida e surpreendeu alguns músicos ao executar Persis, música conhecida dos ex-músicos da Lyra de Mauá Sênior, e simplesmente da mesma forma que entrou saiu, dando um show a parte e levantando o público presente, e consequentemente levou o caneco de Campeão pra casa!

Fechando o evento como de costume tivemos a apresentação da BAMUFE - Banda Municipal de Ferraz de Vasconcelos que demonstrou uma baixaria da pesada, ao executar a Peça “Ascenção”, um ótimo trabalho desempenhado pelo Maestro Alan Salviano, que esta de parabéns.

Bom, é fato dizer que foi o maior e melhor concurso de 2011 até agora, ainda mais com a inenarrável presença da Liga dos Fanfarrões, quem estava lá e não sentiu um cheirinho gostoso de carne assando atrás do palanque dos jurados também não viu a sucesso que foi o FANFARRASCO, organizado por alguns membros da LDF, que nessa 3ª edição teve a presença do Ten. Vasquez e do Cel. Guersi, só alto patamar né! Enfim mais uma vez foi SHOW DE BOLA! e fim de papo.

Então fica aqui o nosso agradecimento aos amigos que compareceram e os nossos parabéns a todas as corporações que participaram desse grande evento! Beleuza? É isso galera, até a próxima, YEAH YEAH!

"EQUIPE" LDF.blog
“Fazendo aquilo que "agente" gosta!”



Para contato com o LDF.blog o email Oficial é: ligadosfanfarroes@hotmail.com (Assuntos Gerais)

Curtiu? comente sobre essa matéria:

5 comentários:

Sidney 22 de junho de 2011 às 15:15  

A questão é séria e deve ser discutida...
Quais são os critérios de avaliação adotados pelos nobres amigos avaliadores destes concursos realizados por este mundão de Deus, pois bem, venho por meio deste lançar a todos uma pausa para reflexão, como teremos resultados justos e coerentes quando:
A pele de um dos tambores (caixa, bombo, tímpanos, etc...) apresentam sujeiras cujo resíduose dá pelo o uso dos mesmos e não carece de panos umedecidos ou qualquer outra forma de limpeza... Imaginem pegar uma bucha e ficar esfregando a pela dos tímpanos...Já fomos penalizados!
Instrumentos com manchas- Todos os músicos sabemque não se deve banhar o instrumento após a sua fabricação, pois meche com a estrutura do instrumento. Estar amaçados é outra questão, este não é o caso, nos estamos falando de manchas... Já fomos penalizados!
Repertório, nosso maestro busca manter com fidelidade a construção da obra do (Compositor) alegando que toda a estrutura da música já esta distribuída para os instrumentos de metais e percussão busca cuidar apenas do naipe de madeiras distribuindo para Flugelhorn, Trompete Piccolo, Euphonium, pois é muito comum acontecer desdobramentos de vozes nas madeiras isso significa que se a banda tem músicos à altura do repertório e só fazer o que esta escrito, e É O QUE FAZEMOS, conseguiram dar nota 8,0 para o compositor “Otto Schwarz” compositor das duas obras apresentada pelo Jardim São Paulo.Já fomos diversas vezes penalizados!
Dificuldade Técnica, quantas vezes foram dadas notas 8,5 para este quesito quando a nossa grade todas estão entre grade “4 e 5“ existe algo que chegue o dobro? Parece-me que pra alguns avaliadores sim, então é provavelmente que estamos tocando peças muito simples...Já fomos penalizados
Olha que pérola deixada por um avaliador em Ferraz... (Escrito pelo avaliador) Houve um solo no meio que o trompete solo desacompanhado de harmonia não soou tão bonito, se estivesse acompanhado de mais vozes dando harmonia soaria melhor,ao invés do solo, ter um duo ou mesmo um trio! É brincadeira esta avaliação ou o avaliador esta querendo mudar uma coisa que é chamada de “Cadenza” escrita pelo compositor.Trecho de Ária ou concerto em que o solista exibe sua virtuosidade. Geralmente desacompanho – Dicionário de termos e expressões da música (Henrique Autran Dourado). Fomos penalizados(Nota 8,5)
Outra pérola... O tímpano esta um pouquinho desafinado, é evidente a todos nos que meio tom se torna bem perceptivo ao que se refere “desafinado” principalmente em uma sala de concerto,agora tem Avaliador que consegue ou vir em meio a toda poluição sonora que concorremos ao tocarmos na frente do palanque “Comas de tons” isto é mais do que genial... Nota de afinação 9,0.
Bem não quero me alongar, pois teria assuntos diversos para serem abordados e como eu disse estes são assuntos para nos refletirmos e sabermos que as bandas estão em alto nível para obter dos nossos avaliadores “coesão” usando da verdadeira função dada pela nomenclatura “Avaliação” e não o julgamento e a sua condenação, levando a descrença de todo um movimento artístico e cultural como o MOVIMENTO DE BANDAS E FANFARRAS...
Felicidades a todos...
Sidney – Percussionista (Banda Marcial do Colégio Jardim São Paulo)

Henrique 23 de junho de 2011 às 12:11  

E galera, quem levou os transitorio?
de fanfarra simples; fanfarra com 1 pisto; e banda marcial
?

Willian Prado 24 de junho de 2011 às 11:48  

Eu estava lá no domingo e realmente foi "só show"! Hoje em dia não se ganha mais concurso por sorte ou simplesmente 'juntando meia dúzia de enxertos', as bandas estão em alto nível.
E o concurso foi tão bom que até voltei a tocar rsrs...

Erick 24 de junho de 2011 às 15:50  

O Fanfarrasco foi sucesso geral, inclusive recebemos vários convites para continuarmos realizando este que é um diferencial e que agrada não só os membros mas à todos.
Parabéns para os alguns membros por terem feito do fanfarrasco um verdadeiro sucesso, podem ter certeza que o próximo fanfarrasco será melhor do que este realizado na Cidade de Ferraz de Vasconcelos!!!


Atenciosamente,

Erick Morais

n entendo oq acontece 25 de junho de 2011 às 12:07  

eu n entendo pq os jurados tem ed d tirar pontos d algumas bandas mais famosas por ex: iaces n estou falando q eles n mereceram ganha n estou acusando ninguem mas quando eu estava frent a banda tirando fotu vi um cara comenta nao va discontar pontos da minha banda.

e outra coisa como pod tirar ponto do sapato por causa q um estava um pouco mais claro do q outro sendo q isso pod ter sido erro d fabricaçao

n sei mas axo q essse campeonato foi muito sujo o local era pessimo para competiçao tao esperada

abrigado
ass:tompetista marcos do senai e banmasp

♫ Twitter do LDF.blog

♫ Você ja tem o seu?

♫ Você ja tem o seu?

  ©Template by Dicas Blogger.