Vc está no LDF.blog, acesse também o LDF.com (Site)
www.ligadosfanfarroes.com

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O “Fim das eras” na Banda Sênior
A atual fase da categoria mais esperada

Atendendo a pedidos, bóra falar sobre esse tal assunto, pois é, polemicas a parte galera, mas estamos a menos de uma semana do primeiro Pégapacapá das Bandas do ano que rolará no Cofaban de Ferraz, nos perguntamos, e aí? em 2011 “Quem vcs acham que “dominará” a categoria Banda Marcial Sênior?”.

É galera, estamos falando dessa categoria tão comentada, tão esperada, que fez muitas vezes os músicos de outras categorias pedirem para o Maestro os deixarem ficar um pouco mais no concurso, apenas para assistirem a famosa Banda X ou Y, enfim, podemos afirmar até que essa categoria é o “Gran Finale” dos Concursos.

Mas também, relembrando o passado dessa categoria, podemos ver que ela sempre teve grandes corporações na disputa desde os primeiros Campeonatos Nacionais no começo da década de 90, realizado na Av. Ipiranga na capital Paulista, Corporações que marcaram história e para sempre serão lembradas, como a Banda Marcial Municipal de Itaquaquecetuba, 4 vezes Campeã Geral do Nacional, a Banda Marcial do Colégio João XXIII, 2 vezes Campeã, ou a Banda do Col. Marcelino Champagnat, entre outras Bandas Marciais Sênior que já não existem mais. Dentre essas “Bandas das Antigas” temos uma que ainda esta a todo vapor, a Banda Marcial do Col. Marista Pio XII de Ponta Grossa, 24 vezes Campeã Estadual no Paraná.

Depois dessa “primeira fase” das Bandas Seniores, tendo principalmente a Banda de Itaquá como uma das mais consagradas da época, vieram renomadas corporações, como a Banda Marcial Noé Azevedo, a Banda Marcial Cristo Redentor de Três Lagoas - MT, a Banda Marcial Santos Anjos, também a Banda Marcial do Col. Progresso de Guarulhos-SP que depois de um tempo virou a primeira Drum Corps do Brasil, e que esse ano volta a sua categoria de origem, dando a sua contribuição para as grandiosas disputas da “tal” categoria Banda Marcial Sênior.

Comentando um pouco do Campeonato Nacional da CNBF, não poderíamos deixar de falar da Corporação Musical Lyra de Mauá, 5 vezes Campeã Nacional Sênior, (2003/04/06/07/08), mas que em 2010 voltou para a categoria Infanto-Juvenil, sendo então a última Banda Marcial Sênior a se consagrar na categoria.

Pois é, e em 2011 temos por todo Brasil principalmente no Estado de SP muitas Corporações capazes de ocupar esse posto de ”A melhor Banda Marcial do Brasil”, e de “brinde” esse ano teremos o prazer de contar na Categoria Sênior com o retorno de algumas delas, como a clássica Banda Marcial do Colégio Jardim São Paulo, que é conhecida desde a época de sua antiga Maestrina Cristina Kaiser a tempo atrás, vale lembrar que o JDSP reapareceu em meados de 2001, e que após esses últimos anos sumida do cenário bandístico parece ter voltado para ficar, inclusive a Banda fez a sua reestréia no Concurso de São Sebastião mês passado, outra Corporação das antigas que volta esse ano para as grandes disputas na Sênior e com estréia prevista para o IX Concurso da cidade de Ferraz de Vasconcelos-SP, é o Colégio Progresso que agora conta com o Marquinhos, ex-Maestro da Banda Noé de Azevedo, a frente da Banda que enfim saiu do mundo das Drum Corps e voltou a ser Marcial.

Outras grandes Bandas Marciais Sênior podem ser destacadas atualmente, e fazer parte da seleção das grandes disputas que poderemos prestigiar esse ano, como o IACES – Orquestra de Metais e Percussão, a BAMASO – Banda Marcial Mun. de Sorocaba-SP (Tri-Campeã Nacional Juvenil), a Banda de São José dos Pinhais-PR, a Banda dos jovens da Lyra Tatuí, que mesmo meio sumidos estavam dando trabalho para os marmanjos, também a FAMA – Banda Marcial Municipal de Atibaia-SP, a já conhecida Banda Marcial do Col. Marista Pio XII de Ponta Grossa-PR, e a atual detentora do título de Campeã Marcial Sênior em 2010, a FEBAM Banda Marcial Municipal de Barra Mansa-RJ regida pelo Maestro Marim Meira ex-Lyra de Mauá

Bom, que “o bicho vai pegar”, que vai rolar em alguns Concursos por aí o maior “Pégapacapá” agente já sabe, mas em meio a essas novidades, trocas de categorias, Maestros e etc. de qualquer forma uma coisa é certa; com a qualidade dessas Corporações que estão ensaiando duro por aí, independente da Banda que possa construir um novo legado de Campeã das Campeãs, com certeza teremos ótimas disputas na categoria Banda Marcial Sênior, valendo sempre a pena esperar até o final do Concurso para assisti-las, e para a alegria de nós, apaixonados por Bandas e Fanfarras: “Esse show sempre irá continuar!”.

Então..Boa Sorte a TODAS!


LDF.blog
“O Maior Blog sobre Bandas e Fanfarras do Brasil...causando!!!”

Curtiu? comente sobre essa matéria:

0 comentários:

♫ Twitter do LDF.blog

♫ Você ja tem o seu?

♫ Você ja tem o seu?

  ©Template by Dicas Blogger.