Vc está no LDF.blog, acesse também o LDF.com (Site)
www.ligadosfanfarroes.com

sábado, 23 de outubro de 2010

Campeonato Nacional 2010
E o “Fim das eras” na Banda Sênior

Pois é, polemica a parte galera, mais a partir desse ano fica a pergunta: “Quem “dominará” a categoria Banda Marcial Sênior?”, essa categoria tão comentada, tão esperada, que fez muitas vezes os músicos de outras categorias pedirem para o Maestro os deixarem ficar um pouco mais no concurso, apenas para assistirem a famosa Banda X ou Y, enfim, podemos afirmar até que essa categoria é o “Gran Finale” do Nacional.

E claro que essa categoria sempre teve grandes corporações na disputa desde o I Campeonato Nacional em 1992, realizado na Av. Ipiranga em São Paulo, Corporações que marcaram história e para sempre serão lembradas, como a Banda Marcial Municipal de Itaquaquecetuba, 4 vezes Campeã Geral do Nacional, a Banda Marcial do Colégio João XXIII, 2 vezes Campeã, Banda do Col. Marcelino Champagnat, a Banda do Col. Jardim São Paulo, entre outras Bandas Marciais Sênior que já não existem mais. Dentre essas “Bandas das Antigas” temos uma que ainda esta a todo vapor, a Banda Marcial do Col. Marista Pio XII de Ponta Grossa, 24 vezes Campeã Estadual no Paraná.

Depois dessa “primeira fase” das Bandas Seniores, tendo principalmente a Banda de Itaquá como uma das mais consagradas da época, surgiram renomadas corporações, como a Banda Marcial do Col. Progresso de Guarulhos-SP, a Banda Marcial Cristo Redentor de Três Lagoas - MT, a Banda Marcial Noé Azevedo, Banda Marcial Santos Anjos e muitas outras que deram sua contribuição para as grandiosas disputas da “tal” categoria Banda Marcial Sênior.

Desses títulos disputados desde 1992 até 2009, lembrando que alguns anos não houve o Nacional da CNBF, não podemos deixar de falar da Corporação Musical Lyra de Mauá, 5 vezes Campeã, (2003/04/06/07/08) e a ultima Banda Marcial Sênior que se consagrou na categoria.

Em 2010 temos por todo Brasil muitas Bandas capazes de ocupar esse posto que já pertenceu as melhores Bandas Marciais do País, um exemplo disso são os belos trabalhos realizados pelo IACES – Orquestra de Metais e Percussão, pelos jovens da Lyra Tatuí, pela FAMA – Banda Marcial Municipal de Atibaia-SP, pela BAMASO – Banda Marcial Mun. de Sorocaba-SP (atual Campeã Nacional Juvenil) pela conhecida Banda Marcial do Col. Marista Pio XII de Ponta Grossa-PR e pela até então atual detentora do título de Campeã Marcial Sênior em 2009, a FEBAM Banda Marcial Municipal de Barra Mansa-RJ.

Bom, de qualquer forma uma coisa é certa, com a qualidade das Corporações que temos independente do fim do legado de uma Banda, sempre teremos ótimas disputas na categoria Marcial Sênior, e para a alegria dos apaixonados por esse nosso meio musical: “O nosso show sempre irá continuar!”.

Boa Sorte a todos!


2 comentários:

Unknown 21 de outubro de 2010 às 10:53  

Issso e verdade sou da corporação musical lyra de Maua e eu nau keria ke ela acabase ,mais fazer o ke mais keem sabe
Mais eu keria ke um dia voltase pra gente ter um titulo ke foi comemorado por outra banda
Mais e isso ai estamos anciosos pro Nacional sabado e nau tenha nenhuma roubo dessa vez
hsuahsuahsuhaushaushasuha

Anônimo,  21 de outubro de 2010 às 20:56  

Excelente matéria...

Apenas lembrando aos que não sabem: no estado de SP, as corporações participantes do Nacional 2010 estão nomeadas tanto no PlanetaBandas® como no site da CNBF e aqui mesmo no blog da Liga. Mas algumas não participarão, por exemplo o IACES, que não participou de nenhuma etapa do estadual da Ocifaban, e sim, em 1 etapa apenas do estadual da FFABESP. Também a Banda Marcial Pio XII de Ponta Grossa - PR não participará do Nacional. Espero que os estaduais e nacionais sejam cada vez mais disputados pois é perceptível a queda das categorias propostas pela CNBF.

♫ Twitter do LDF.blog

♫ Você ja tem o seu?

♫ Você ja tem o seu?

  ©Template by Dicas Blogger.