Vc está no LDF.blog, acesse também o LDF.com (Site)
www.ligadosfanfarroes.com

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ANIVERSÁRIO DE 15 ANOS DA CNBF

No próximo dia 30 de setembro, a Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF) completa 15 anos de sua fundação. Foi uma noite memorável, na sede da Contag Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura) em Brasília. Estiveram presentes representantes de vários estados, porém somente 3 federações legalmente registradas puderam concretizar esse feito: Paraíba, Mato Grosso e Distrito Federal.

A partir dai deu-se início a uma longa trajetória para viabilizar uma estrutura mínima, que só foi possível a partir de 1998. Hoje são 18 representações estaduais, 15 delas em situação legal. Outras estão a caminho. Ainda estamos longe de atingir todo o território nacional e falarmos a mesma linguagem.

Nosso objetivo maior, constante do Estatuto, de resgate e fomento do movimento nacional de apoio as bandas e fanfarras no Brasil, com base em tudo o que foi feito nos anos anteriores ( Rádio Record, Projeto Bandas e Fanfarras da Secretaria de Esportes e Turismo de SP) foi preparado com atos e fatos que marcaram esse período de 15 anos. Conflitos políticos regionais, interesses corporativos, influências e pressões pessoais de dirigentes e regentes fazem parte dessa história que hoje se consolidou, institucionalmente, em todos os sentidos. Mas ha muito ainda por percorrer.

Para se ter idéia das conquistas e retrocessos desses 15 anos, somente em 2000, no histórico Encontro Nacional de Santo Antonio do Pinhal (SP) é que os filiados de 10 estados conseguiram aprovar a unificação do Regulamento Nacional. Foi o mesmo ano que a Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo, com o maior numero e histórico de corporações musicais em atividade se filiou a CNBF.

Em 2001, uma situação ética e disciplinar afastou a Federação Paranaense por 4 anos. No ano do retorno do Paraná (2005), a Federação de São Paulo desfiliou-se, sendo substituída em 2007 pela Associação Paulista, representante do Estado até hoje. Vários estados desvirtuaram os objetivos pregados pela CNBF, dai a desfiliação de RO, MS, BA, PA e recentemente o RJ. Enquanto nasciam e nascem outras entidades, os estados que ficaram à margem retornam a representação nacional através dessas representações.

Os conflitos e discrepâncias regionais são históricos, anteriores a fundação da CNBF. Não serão resolvidos numa única reunião nem em várias outras. Somente terão solução quando seus dirigentes, lideres e regentes conseguirem falar a mesma língua. Despirem-se de vaidades, acreditarem na força corporativa, na democracia, no respeito de opiniões pessoais e coletivas. Por essas e outras razões que lamentamos que tantos trabalhos técnicos de alto nível e qualidade fiquem à sombra do movimento nacional.Todos tem conhecimento, também, da luta inglória para que alcancemos apoios governamentais. Infelizmente, nosso segmento cultural, ao lado de outros na área musical, é considerado como "nostalgia", no nosso caso, ou "perfumaria da elite", quando falamos de musica erudita.

Os que conhecem nossa base musical hoje, sem apoio governamental de programas concretos nos últimos 40 anos, sabem quanto as bandas ( de todas as categorias) contribuíram e continuam contribuindo para a formação de instrumentistas no Brasil. Basta uma simples pesquisa das origens de virtuoses na área instrumental nas orquestras brasileiras e aos que foram remetidos ao exterior para se comprovar isso.

A CNBF orgulha-se e congratula-se com todos aqueles que ajudaram a construir esse hoje comprovadamente alicerce. No momento estamos na fase de levantar as paredes sólidas, e em breve a cobertura segura. Esperamos, um dia, abrigar as representações estaduais dos 27 estados da Nação debaixo desse mesmo teto, lutando, todos, pelo mesmo objetivo.

Ronaldo Faleiros

PROGRAMAÇÃO DO CONCERTO DE ANIVERSÁRIO

DIA 1 DE OUTUBRO - 20:00 HORAS

LOCAL: Teatro São Joaquim (UNISAL) - Lorena SP

Concerto com a Orquestra de Metais de Barra Mansa (RJ)

Regência: Maestro Marim Meira

Apoio: Secretaria de Cultura de Lorena

Prefeitura Municipal de Lorena

Projeto Musica nas Escolas de Barra Mansa


PROGRAMA

Abertura Rapsódia
Rafael Bezerra

*Fanfare for the Commom Man
Aaron Copland

*Fanfare pour précéder La Péri
Paul Dukas

*Brasileirinho
Waldir Azevedo

*Xylophonia
Joseph Green

*Othello ``Um Retrato Sinfônico em Três Cenas para Orquestra de Metais depois de Shakespeare``
Alfred Reed

I-Aubade
Bom dia, General

II-Othello and Desdemona
Ela me amou pelos perigos que eu tinha passado, e Eu a amava porque ela realmente tinha piedade deles...

III-Entrance of the Court
Behold, O Leão de Veneza

* The Inferno
Robert W. Smith
Transcrição para Metais; Marim Meira

NOTA: A título de documentário, a CNBF informa que gravará um DVD ao vivo por ocasião do Concerto de Aniversário

Nota da Liga dos Fanfarrões:
PARABÉNS CNBF!!!
"é nois que tá!"

0 comentários:

♫ Twitter do LDF.blog

♫ Você ja tem o seu?

♫ Você ja tem o seu?

  ©Template by Dicas Blogger.